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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Depeche Mode - Ultra [1997]



























Ultra é perfeito? Não, não é (e por pouco). Mas é o álbum perfeito se levado em conta tudo que havia ocorrido com o Depeche Mode desde o início dos anos 90 até o ano do seu lançamento, 1997.
O melhor músico da banda havia caído fora. O vocalista poderia morrer a qualquer momento, assim como a banda. Nesse ambiente sem futuro, Martin Gore resolveu trabalhar no Ultra, não descartando a possibilidade de lançá-lo até como um álbum solo ou simplesmente não lançá-lo. As gravações do Ultra se deram em ritmo bastante lento e Dave Gahan só havia gravado uma única música até maio de 1996 - Sister of Night (e com muita dificuldade). Seria cantando Sister Of Night que Dave se despediria do mundo da música caso tivesse morrido na overdose de speedball (cocaína + heroína) que injetou nas veias.

Foi depois desse episódio e da determinação de Dave em largar a vida de junkie que as gravações do Ultra começaram a acontecer de uma forma mais natural. Tim Simenon, conhecido pelo tempo que passou no Bomb The Bass, teve a difícil tarefa de assumir a produção do álbum (sem a competência do Alan nos estúdios, era necessário, mais do que nunca, auxílios externos). E o fez de forma excepcional. Os arranjos do Ultra estão ótimos. Mais eletrônico que o SOFAD, o Ultra é o álbum mais sombrio da carreira da banda, o que não gera surpresa alguma.

Barrel Of A Gun, escolha corajosa para primeiro single e música inicial, é um momento único no álbum. Um dos momentos mais pesados do DM - "Whatever I've done I've been staring down the barrel of a gun."
It’s No Good, segundo single, foi o hit do álbum e um dos maiores da carreira da banda, além de ser o single mais eletrônico desde World In My Eyes. As canções que Martin canta acrescentam muito ao álbum, sendo Home uma balada que emociona qualquer um. Pena que depois do Ultra as músicas cantadas por ele cairiam tanto de qualidade.


Dave, após aulas de canto para melhorar a perfomance, explora sua voz de diversas formas, mais do que em qualquer outro álbum até aqui - em um momento uma voz calma, doce, em outros momentos uma voz agressiva. Mais do que cantar bem e ter uma voz diferenciada (que muitos tentam imitar), Dave se destaca por dar a interpretação certa às letras de Martin Gore, sem exagerar ou sem extrair a emoção que as palavras escritas por Gore carregam.

O único descontentamento fica por conta da versão de Useless presente no álbum, infinitamente inferior ao remix de Alan Moulder que acabou se transformando na single version.
Cada música tem algo a dizer. Ouvir o Ultra é ouvir um dos melhores momentos do Martin como compositor. O sucesso de vendas do álbum só confirmou o que Insight já dizia em seu verso final – “the fire still burns”.



















|FICHA TÉCNICA|

lançamento| 14 de abril de 1997
produção| Tim Simenon
estúdio| * Abbey Road - Eastcote - Westside - Strongroom - RAK, London
* Electric Lady, New York
* Larrabee West, Los Angeles

duração| 60:04
selo| Mute (Reino Unido), Reprise (EUA) e Paradoxx Music (Brasil)
prensagem| USA
encarte| Gatefold

|CRÉDITOS|

* David Gahan - lead vocals
* Andrew Fletcher - keyboards, backing vocals
* Martin Gore - guitar, keyboards, backing vocals; lead vocals: "Home" and "The Bottom Line"

* Additional musicians:
Victor Indrizzo (misspelled in the credits as "Endrizzio"),
percussion: "Barrel of a Gun" & "It's No Good".
* Jaki Liebezeit, percussion: "The Bottom Line".
* BJ Cole, pedal steel guitar: "The Bottom Line".
* Gota Yashiki, drums: "Useless".
* Keith LeBlanc, drums: "Useless".
* Danny Cummings, percussion: "Useless" & "Freestate".
* Doug Wimbish, bass: "Useless".
* Daniel Miller, System700: "Uselink".

* Vocal coach: Evelyn Halus.

* "Uselink" & "Jazz Thieves": Mixed by Tim Simenon & Gareth Jones.

* "Home", "Love Thieves" & "Freestate": Additional vocals engineered by Gareth Jones at RAK Studios

* "Home":
* Strings arranged by Dave Clayton;
* Strings scored by Richard Niles;
* Strings coordinated by Graham Perkins.

* Produced by Tim Simenon.
* Mixed by Tim Simenon & Q.
* Engineered by Q.
* Programming on all tracks by Kerry Hopwood.
* Keyboards & Keyboard Programming on all tracks by Dave Clayton.
* Recorded at:
* Abbey Road - Eastcote - Westside - Strongroom - RAK, London
* Electric Lady, New York
* Larrabee West, Los Angeles
* Assisted by Paul Hicks, Guy Massey, Lee Fitzgerald, Tom Rixton, Gary Forde, Lee Phillips, Jamie Campbell, Jim, Greg,

Audie Chamberlain, Robbie Kazandjian.
* Mastered by Mike Marsh at The Exchange.

* Art direction, photography & front cover - Anton Corbijn.
* Color prints - Brian Dowling.
* Sleeve design - Richard Smith[1], Area.





|MÚSICAS|

Side A

A1 Barrel Of A Gun
Percussion - Victor Endrizzio*
A2 The Love Thieves
A3 Home
Arranged By [Strings] - Dave Clayton
Conductor [Strings] - Richard Niles

A4 It's No Good
Percussion - Victor Endrizzio*
A5 Uselink
Keyboards [System700] - Daniel Miller
A6 Useless
Bass - Doug Wimbish
Drums - Gota Yashiki , Keith LeBlanc
Percussion - Danny Cummings


Side B

B1 Sister Of Night
B2 Jazz Thieves
B3 Freestate
Percussion - Danny Cummings
B4 The Bottom Line
Guitar [Pedal Steel] - BJ Cole
Percussion - Jaki Liebezeit

B5 Insight








|VÍDEOS|

Barrel of a Gun | It's No Good | Home | Useless








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