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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sonic Youth - Goo [1990]


























Podem achar loucura, mas a primeira comparação que me ocorre, ao tratar do Sonic Youth, é com o velho e bom King Crimson. Fora a obsessão de ambos com o trabalho de guitarra, e aquela cabecice típica das agremiações tramadas em meios intelectualizados, que diabos eles teriam em comum?
O que as figuras quase sempre mântricas e circulares da guitarra de Robert Fripp, líder do KC, têm a ver com o esporro detonado por Thurston Moore e Lee Ranaldo? Ou as próprias personas de Fripp, um inglês coxinha (alguém ai lembra de outro guitar hero tocando sentado?), e os maluquetes do SY percutindo suas inúmeras guitarras de afinações diversas em jams alucinadas?

Bom, ambos só cabem naquelas categorias destinadas aos inclassificáveis, tipo free rock ou no wave. Isso porque reúnem a energia em geral identificada com metal ou punk àquela carga conceitual que costuma identificar os "experimentais" - outro termo que não quer dizer nada exatamente.
Posto isso: Goo é o disco menos experimental do SY. Nunca houve tantas canções ("Dirty Boots", "Mote", "Disappearer"), ainda que todas com codas ou intermezzos disparatados. Nunca a baixista Kim Gordon cantou tanto (Moore faz a menor parte dos vocais) e com tanta doçura perversa, como em "Tunic" - uma inesperada e arrepiante homenagem póstuma a Karen Carpenter (?!).

Lógico, a zoeira vanguardista-apunkalhada de "Mary Christy", "Titanium Exposé", Cinderella", "Mildred Pierce", "My Friend Goo" e "Kool Thing" (um dueto feminista com Kim e Chuck D., do Public Enemy) está lá. E para garantir que o Sonic Youth, no fundo, continua o mesmo, "Scooter ± Jinx" é um minuto de noise puro.
Taí a questão. Da ordem à desordem, o King Crimson comentava e enterrava uma década libertária - a dúbia passagem dos 60 para os 70. Dos 80 aos 90, o Sonic Youth, vai da desordem à ordem aparente. E aponta, influência e organiza um período que promete reinventar o rock´n´roll.

Alex Antunes | Revista Bizz [novembro/1991]






















|FICHA TÉCNICA|

lançamento|23 de Junho de 1990
produção| Sonic Youth, Nick Sansano, Ron Saint Germain
estúdio| Sorcerer Sound and Greene Street in New York City, New York
duração| 49:02
selo|DGC
prensagem|Brasil
encarte|sim
creditos|
Backing Vocals - J Mascis (tracks: A1, A5, B1)
Engineer [Assistant] - Dan Wood , John Herman , Judy Kirschner
Mastered By - Howie Weinberg , Howie Weinberg
Mixed By - Ron St. Germain
Percussion - Don Fleming
Producer - Nick Sansano , Ron St. Germain
Producer [Sub-production] - Don Fleming , J Mascis
Producer, Written-By - Sonic Youth
Recorded By, Percussion [Additional] - Nick Sansano
































|MUSICAS|
A1
Dirty Boots 5:24
A2
Tunic (Song For Karen) 6:17
A3
Mary-Christ 3:08
A4
Kool Thing 4:04
A5
Mote 7:36
B1
My Friend Goo 2:18
B2
Disappearer 5:08
B3
Mildred Pierce 2:12
B4
Cinderella's Big Score 5:50
B5
Scooter And Jinx 1:00
B6
Titanium Exposé 6:26




































|VÍDEOS|

Kool Thing | Dirty Boots | My Friend Goo





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