((( VINILGRAFIAS )))

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jane's Addiction - Ritual de Lo Habitual [1990]


Não queremos nos tornar um novo Rollings Stones, declarou o Jane's Addiction quando se separaram em 1991. Em termos musicais, tinham alcançado um lugar próprio. Este album tinha multiplas influências (incluindo os Stones) e, embora seja possivel dizer que o álbum anterior Nothings Shoking estava cheio de energia do Led zeppelin, Ritual de lo Habitual é a quintessencia do Jane's Addiction em toda a sua glória.

A introdução diz "we have more influence over you children than you do- but we love them" (" Nos temos mais influencia sobre seus filhos do que vocês - mas nós os amamos"). É o unico momento de calmaria durante 20 minutos, pois os fogos de artificio do punk-funk vão ser disparados, culminando nos latidos da irreverente "Been Caught Stealing” (estrelando o cão de Perry Farrel).


A segunda metade é extraordinária,"Three Days" é a Starway to Heaven da banda e também a única musica de Rirual... Que o grupo em clima hostil gravou em conjunto. "Then She Did" é uma elegia a noiva de Perry Farrell e narra o suicídio da mãe quando Farrell ele tinha 4 anos (o guitarrista Dave Navarro, cuja mãe tambem teve um fim tragico, dizia esta ser uma de suas musicas favoritas). "Of Course" é um grande passeio pelo Oriente Médio com um violino que se destaca por toda a canção e "Classic Girl" é uma balada para a eterna musa de Perry Farrel, Casey Nicole, onde no video dessa canção, pode se ver cenas do casamento entre eles.

Antes do Nirvana, bandas anti-sistemas como o Pixies e o Public Enemy prepararam o terreno. Igualmente influente e maior do que elas, o Jane's Addiction também lutava com os seus controladores financeiros e censores ( a capa do album, o tema de ménage-à-trois da canção"Three Days", foi substituída por uma que trazia a primeira emenda da constituição americana), mas ainda assim lançaram o Festival Lollapalooza. Rirual... É o epitáfio elegante e crispado do grupo.

do livro "1001 discos para ouvir antes de morrer"








































((( FICHA TÉCNICA )))

lançamento| 21 de Agosto de 1990
produção| Perry Farrell/Dave Jerden
estúdio| Track Record
duração| 51:30
selo| Warner Bros.
prensagem| Brasil
encarte| sim

((( FORMAÇÃO )))

Perry Farrell – vocals
Dave Navarro – guitar
Eric Avery – bass
Stephen Perkins – drums

((( MÚSICAS )))

A1 Stop! 4:14
A2 No One's Leaving 3:01
A3 Ain't No Right 3:30
A4 Obvious 5:58
A5 Been Caught Stealing 3:33
B1 Three Days
Piano – Geoff Stradling
Strings – John Phillip Shenale*
Violin, Violin [Electric] – Charlie Bisharat
10:45
B2 Then She Did... 8:19
B3 Of Course
Violin, Violin [Electric] – Charlie Bisharat
Bass – Ronnie S. Champagne*
7:02
B4 Classic Girl 5:10


((( SINGLES )))

Jane's Addiction -Stop!




Jane's Addiction - Been Caught Stealing



Jane's Addiction - Ain't no Right



Jane's Addiction - Classic Girl

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails