((( VINILGRAFIAS )))

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sugar - Cooper Blue [1992]
























"Não espero que o Nirvana abra caminho para o Sugar...Travo minha própria batalha" - Bob Mould, 1992.

Quando o pioneiro do grunge Hüsker Dü implodiu, o guitarrista e vocalista Bob Mould gravou álbuns solos recheados de violoncelos e ressentimentos. Quando lhe pareceu que ninguem estava prestando atenção, quebrou o contrato com sua gravadora e com os musicos e foi vagar pela terra sozinho. Mais tarde recrutou o baixista David Barbe e o baterista Malcolm Travis e gravou um dos melhores álbuns de toda a decada de 90.


As furiosas guitarras fender de Mould, sua voz potente e as letras azedas permaneceram, mas as músicas eram diferentes, animadas, e , em comparação com a produção pré-histórica do Hüsker Dü, soavem como avalanches.

Os classicos explodiram quase sem espaço entre eles. No primeiro de diversos ápices, um pastiche do Pixies"A Good Idea", se choca contra "Changes" ( o momento mais próximo do Hüsker Dü do disco). Depois surge o o que Mould eventualmente iria descrever como tributos a George Martin "Hover Dam" e aos Beatles "If I Can´t Change Your Mind", culminando com a cinematica "Slick""Devereiam ter usado a música na série Beverly Hills 90210, quando Luke Perry finalmente bate com o carro", declarou Mould.


O ábum Cooper Blue foi especialmente bem recebido na Inglaterra, onde o Sugar tinha contrato com o selo Creation. Mould admirava imensamente seus ruidosos colegas de selo do My Bloody Valentine, mas, por outro lado, estava cheoi de perguntas sobre o Nirvana, um dos grupos para os quais Mould acabou servindo como fonte de inspiração. Anos depois insistia em dizer " Detesto rock alternativo". Felizmente ja tinha deixado esta obra prima.

"Não há razão para não se gostar do álbum" - afirmou ele a Record Collector. "É uma fantastica coleção de melodias e músicas". Amém.


do livro "1001 discos para para ouvir antes de morrer"


((( FICHA TÉCNICA )))

lançamento| 04 de setembro de 1992
produção|Bob Mould, Lou Giordano
estúdio|?
duração| 44:58
selo| Creation Records
prensagem| UK
encarte| sim


((( FORMAÇÃO )))

Bass – David Barbe
Drums, Percussion – Malcolm Travis
Guitar, Vocals, Keyboards, Percussion – Bob Mould

((( CRÉDITOS )))

Engineer – Bob Mould, Lou Giordano
Mastered By – Howie Weinberg
Mixed By [Assistant] – Tom Bender



((( MÚSICAS )))

A1 The Act We Act 5:10
A2 A Good Idea 3:47
A3 Changes 5:01
A4 Helpless 3:05
A5 Hoover Dam 5:27
B1 The Slim 5:14
B2 If I Can't Change Your Mind 3:18
B3 Fortune Teller 4:27
B4 Slick 4:59
B5 Man On The Moon 4:32

((( SINGLES )))

If I Can't Change Your Mind

Helpless

Changes


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails