Quando Seattle foi designada como o epicentro de um movimento musical, no inicio dos anos 90, o Alice in Chains e seu álbum Dirty se viram, inesperadamente, no centro da atenções.Até então o grupo era considerado como "uma banda de metal em ascenção", sendo a banda de abertura de shows do grupo Van Halen e Poison. A sua aparicem no filme de Cameron Crowe, Singles - o que ha de mais proximo de uma versão cinematográfica do movimento grunge de Seattle, lhes trouxe notoriedade imediata. A inclusao de uma música sua "Would?" no filme gerou interesse pelo álbum, que se tornou um grande sucesso, chegando ao sexto lugar nas paradas norte americanas.
A banda representava bem a cena de Seattle com suas guitarras cheias de distorções e as letras melancólicas.Armado com um som influenciado pelo Black Sabbath e as melodias marcantes de Layne Stanley, Dirty contribuiu para que o grunge se tornasse um gênero musical.
O disco estava repleto de alusões a dependencia de drogas de Stanley, uma antevisão de sua morte por overdose quase uma década depois. Sem dúvida havia indicios a respeito nas músicas sobre drogas e suicidio, como "Junkhead" : We are an elite race of your own! The stoners, junkies, and freaks" ( Somos uma elite racial á parte! Os maconheiros, viciados e anormais") e "Dirty": "I want to taste the dirty, stinging pistol/Im my mouth, on my tongue ( Quero experimentar a picada suja da pistola/Em minha boca em minha lingua).
Quando o álbum foi lançado, os problemas pessoais de Laney foram negados pela imprensa, embora fosse fácil de perceber que havia algo de errado com ele. Como foi públicado na Spin magazine " há uma sinceridade brutal mas preocupente nas letras... como uma forma de cortar o próprio corpo e deixar que os ouvintes olhem dentro dele". Não ha duvidas de que o Alice in Chains transmitiu uma mensagem bem clara.
((( FICHA TÉCNICA )))
lançamento| 29 de Setembro de 1992
produção|Alice in Chains, Dave Jerden
estúdio|March–May 1992 at Eldorado Recording Studios, Burbank, California; London Bridge Studio, Seattle, Washington; One on One Recording Studios, Los Angeles, California
duração|57:35
selo|Columbia Records
prensagem| Brasil
encarte| Sim
((( CRÉDITOS )))
Bass – Mike Starr*
Drums – Sean Kinney
Engineer – Brian Carlstrom*
Engineer [Assistant Mix] – Annette Cisneros
Engineer [Assistant] – Annette Cisneros, Ulrich Wild
Management – Kelly Curtis, Susan Silver
Mastered By – Eddy Schreyer, Steve Hall
Producer – Alice In Chains
Producer, Mixed By – Dave Jerden
Vocals, Guitar – Jerry Cantrell, Layne Staley
((( MÚSICAS )))
A1 Them Bones
Written-By – Cantrell*
2:30
A2 Dam That River
Written-By – Cantrell*
3:09
A3 Rain When I Die
Written-By – Cantrell*, Staley*, Starr*, Kinney*
6:02
A4 Down In A Hole
Written-By – Cantrell*
5:37
A5 Sickman
Written-By – Cantrell*, Staley*
5:31
A6 Rooster
Written-By – Cantrell*
6:15
B1 Junkhead
Written-By – Cantrell*, Staley*
5:09
B2 Dirt
Written-By – Cantrell*, Staley*
5:17
B3 Godsmack
Written-By – Cantrell*, Staley*
3:51
B4 Hate To Feel
Written-By – Staley*
5:17
B5 Angry Chair
Written-By – Staley*
4:48
B6 Would?
Written-By – Cantrell*
3:27
((( SINGLES )))
"Would?"
Released: 1992
"Them Bones"
Released: 1992
"Angry Chair"
Released: 1992
"Rooster"
Released: 1993
"Down in a Hole"
Released: 1993
0 comentários:
Postar um comentário