Lançado no dia 1º de abril de 2003, o quarto álbum do Placebo, “Sleeping With Ghosts”, trás uma banda madura mergulhando nas experimentações feitas em seu álbum anterior, “Black Market Music”. O álbum foi lançado em um momento de transição do rock mundial, onde o indie começava a despontar como corrente dominante e a internet começa a mudar o cenário mundial promovendo o acesso mais direto entre bandas e seu público alvo.
Vamos à alguns fatos interessantes ocorridos às vésperas deste lançamento:
* Em março de 2002 o Silverchair lança o diferente “Diorama”;
* O primeiro álbum do Maroon 5 foi lançado no final de junho de 2002, após isso o Oasis lançara o “Heathen Chemistry” e o RHCP lançara o “By The Way” no mês seguinte;
* O Coldplay lançou o excelente “A Rush of The Blood to the Head” em 2002 e se firmou no cenário como uma das melhores bandas de então;
* Bandas como The Coral, The Libertines, The Thrills, Interpol e The Vines lançaram seus primeiro álbuns em 2002;
* O The Strokes já estava preparando seu segundo álbum para 2003 e Yeah Yeah Yeahs estava para lançar seu primeiro álbum.
Neste cenário foi lançado o 4º álbum do Placebo, com muitas músicas baseadas em relacionamentos e que segundo Molko seriam para exorcizar fantasmas do passado. O álbum começa dando uma idéia errada ao ouvinte do que lhe espera, a instrumental “Bulletproof Cupid“ com todo seu barulho dão a impressão de que vem mais disso por todo o álbum, mas, logo após, as batidas e efeitos eletrônicos de “English Summer Rain” contradizem o ouvido na primeira faixa e revela bem mais do que vem pela frente no álbum.
Baseada numa história que diz que James Dean seria gay e que tinha o fetiche de ser queimado por pontas de cigarro, “This Picture” mostra uma visão desta história recheada de dicas, como no trecho “I hold an image of the ashtray girl/As the cigarette burns on my chest” que mostra bem a figura de qual se trata a música. Na seqüência, “Sleeping With Ghosts” com sua guitarra lentas falando sobre como amizades e relacionamentos verdadeiro nunca morrem e resistem a tudo.
A rápida e energética “The Bitter End” fala sobre um relacionamento prestes a seu fim e o caos que se segue até seu fim, o arranjo com a bateria marcada e as guitarras zunindo rapidamente ao fundo deixam ainda mais caótico o momento. Seguindo como se fosse um breque e com uma excelente linha de baixo, “Something Rotten” contribui para dar uma boa dinâmica ao álbum e mostra um arranjo um tanto experimental no uso de elementos eletrônicos junto com guitarras esporádicas.
Como sétima faixa a barulhenta “Pasticine“, falando sobre mentiras e implorando pela verdade, é seguida de “Special Needs“. Esta seqüência mostra mais dos fantasmas dos passado que são exorcizados durante o álbum, a mentira e luta por poder são retratadas de forma clara. Além disso, a batida eletrônica na balada “Special Needs” junto com sua melodia e letra a transformam no grande ponto alto do álbum, uma das melhores da banda.
O sessão de exorcismo continua com a balada “I’ll Be Yours” e todo o peso de “Second Sight” batendo antes de chegar a “Protect Me From What I Want“, música que conta com arranjo e acabamento muito bem feitos, porém a versão em francês dela, “Protège-Moi”, ficou mais interessante que ela com a combinação do refrão em inglês e a frase titulo da versão em francês sendo cantada ao fundo. Como últimas duas músicas, o clima pesado de último adeus de “Centrefolds” e as batidas pulsantes de “Running Up That” fecham o álbum.
Provavelmente Brian Molko conseguiu exorcizar os seus fantasmas neste álbum e, além disso, deve ter ajudado muitas pessoas a exorcizar os seus. Porém não é só de exorcismo que vive o álbum, a qualidade dos arranjos, melodias, vocais e acabamentos das músicas deste álbum são excelentes, as seqüências fluem e o álbum funciona muito bem como todo. O timbre de guitarra meio metalizado sobre as batidas eletrônicas continuam atuais e modernas até hoje, não foram vencidas pelo tempo. De fato, é um grande álbum e, como todo grande álbum, produzirá “filhotes” (se ainda não produziu).
*Do blog [isto é musica]
lançamento| 01 de Abril de 2003produção| Jim Abbissestúdio| The Townhouse and Sarm West Studios, London.duração| 46:32
selo|Virgin Records Ltd.prensagem| Made in the E.U.Barcode| 7 24358 19361 9encarte| Gatefold
|CRÉDITOS|
Artwork By [Art Direction], Photography - JB Mondino
Artwork By [Design And Art Direction] - See Studio
Engineer [Assistant] - Andy Davies , Dan Porter , Fergus Peterkin* , Tom Stanley
Mastered By - Sean Magee
Mixed By - Barny , Jim*
Performer - Brian Molko , Stefan Olsdal , Steve Hewitt
Producer - Jim Abbiss
Recorded By - Barny
Recorded By [Additional], Engineer - Bill Lloyd
Written-By - Placebo
|MÚSICAS|
Side A
A1 Bulletproof CupidA2 English Summer RainA3 This PictureA4 Sleeping With GhostsA5 The Bitter EndA6 Something Rotten
Side B
B1 PlasticineB2 Special NeedsB3 I'll Be YoursB4 Second SightB5 Protect Me From What I WantHarmonica - Simon Breed
B6 Centrefolds
|VÍDEOS|
The Bitter End| English Summer Rain | This Picture | Special Needs
Linda resenha, mas o LP eu não tenho, comofas?
ResponderExcluirHAHAHA
Um dos melhores álbuns do grupo, sem dúvida!